ai começar a 2ª Festa Tropeira em Itapetininga no Recinto de Exposições “Acácio de Moraes Terra”. O evento começa nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28).
Dando início à programação, será realizada a tradicional Cavalgada Tropeira, que terá o apoio logístico da Guarda Civil Municipal (GCM). A expectativa é de que cerca de mil animais, entre burros e mulas, participem. Além disso, aproximadamente quatro mil pessoas das comitivas serão recepcionadas durante o decorrer o evento.
Pelo segundo ano consecutivo, Itapetininga sedia o evento, organizado pela Associação de Cavaleiros e Muladeiros de Itapetininga (ACMI) em parceria com a secretaria de Cultura e Turismo, no Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra. A Festa vai contar com apresentações culturais, provas, comidas típicas, venda de produtos regionais e, ainda, comemora o Dia do Produtor Rural, celebrado no dia 28 de julho. Além disso, durante a festa será realizado o 1º Simpósio Nacional Tropeiro, com palestras de historiadores e estudiosos do tema.
Confira o trajeto da Cavalgada Tropeira:
A partir das 7h – Concentração na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Sul
9h – Saída
Segue à direita na rua Dr. Virgílio de Rezende
Segue em frente pela rua Campos Salles
Vira à esquerda na rua Lopes de Oliveira
Vira à esquerda na rua Aristides Lobo
Segue em frente pela avenida Prof. Francisco Válio
Vira à direita na rua Pedro Voss até chegar ao Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra
Chegando ao recinto, encerra-se a cavalgada no galpão da Tatersal Leilões, onde haverá hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade de Itapetininga. Confira a programação completa do primeiro dia da 2ª Festa Tropeira
Quinta-feira – 25/07
9h – Cavalgada saindo da Igreja de Nossa Senhora Aparecida do Sul até o Recinto de Exposições
11h30 – Entrada das comitivas. O desfile dos muladeiros seguirá até o galpão Tatersal Leilões, onde será realizada a abertura oficial da festa. 12h – Abertura Oficial da 2ª Festa Tropeira de Itapetininga
13h – Provas de Morfologia de Muares (3 categorias)
19h – Apresentação da Dança Estância Tropeira
19h – Apresentação da proposta de criação do Dia Nacional do Tropeira
20h – Palestra: Tropas, Tropeiros e Tropeirismo – um movimento que transformou o Brasil
Palestrantes:
Valter Fraga Nunes, biólogo, correspondente da Academia Sorocaba de Letras e pesquisador do Tropeirismo
Marco Aurélio Angeli, historiador, criador de muares e presidente do Departamento de Tropeadas da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha.
Postar um comentário