Centro Municipal de Referência TEA em convênio com a APAE é inaugurado



Na manhã desta sexta-feira (05), a Prefeitura de Itapetininga inaugurou o Centro Municipal de Referência TEA, conhecido como Casa TEA, um serviço especializado para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos com Transtorno do Espectro Autista.

O novo serviço é fruto de um convênio firmado com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), assinado em 18 de junho, no Dia Mundial do Orgulho Autista. O objetivo da parceria é ampliar a atenção já oferecida às crianças e adolescentes com esse distúrbio do neurodesenvolvimento.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun; da secretária de Saúde, Solange Dionízia de Barros Oliveira; do presidente Voluntário da APAE Itapetininga, Alexandre Leme de Oliveira; da diretora da APAE Itapetininga, Juliana Cobat, além de outros representantes da associação, o vereador Dudu Franco e outros membros do Legislativo, a coordenadora do novo serviço, Tatiana Nayara Puzzi de Campos, e membros de associações de pais e amigos dos autistas.

O Centro Municipal de Referência TEA oferecerá serviços de habilitação e reabilitação, incluindo fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia, neuropsicologia, musicoterapia, terapia multissensorial, neuropediatria, entre outras terapias.

"Estamos muito felizes. Essa é uma inovação em nossa cidade. Quero agradecer à gestão do prefeito Jeferson Brun e toda sua equipe. Faremos essa reabilitação por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Educação Inclusiva e Suporte a Aprendizagem (Deisa)", afirmou o presidente Voluntário da APAE Itapetininga, Alexandre Leme de Oliveira.

Nesta primeira etapa, a unidade atenderá crianças e adolescentes com TEA que residem em Itapetininga e ainda não são atendidas pela APAE.

"Teremos a melhor Casa TEA para nossas crianças no estado de São Paulo. Sabemos o quanto essas terapias são essenciais para a saúde física e mental dessas crianças e jovens, bem como para a qualidade de vida de suas famílias. Por isso, estamos tão felizes com essa entrega! A cidade merece esse cuidado", concluiu o prefeito Jeferson Brun.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a regulação de acesso será realizada exclusivamente pelo Centro Municipal de Reabilitação, utilizando o Sistema de Regulação SISREG do DATASUS do Ministério da Saúde.

O Centro Municipal de Referência TEA está localizado na rua Dom Stanislau, 652, na Vila Aparecida.
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem