Prefeitura de Itapetininga realiza formatura de 50 novos Guardas Civis Municipais e dobra o efetivo da corporação



ma cerimônia repleta de emoção marcou a manhã desta quarta-feira (26), com a Solenidade de Formatura e Posse da 3ª Turma de Guardas Civis Municipais em Itapetininga. Anteriormente, as outras duas turmas que já integravam a corporação haviam sido formadas nos anos de 2008 e em 2017. Com o ingresso da 3ª turma, o efetivo da corporação foi ampliado em 100%.

Após aprovados em Concurso Público Municipal no ano passado que contou com cinco criteriosas etapas de avaliação, os 50 formandos passaram por três meses de Formação Técnico-Profissional com capacitação pelo Setor de Ensino e Formação da Guarda Civil Municipal de Itapetininga, conforme matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Ministério da Justiça.

Os alunos também tiveram uma Formação Continuada para Agentes de Trânsito e para condução de veículos de emergência.

Ao todo, foram 1000 horas/aula de capacitação, em 06 módulos, 75 disciplinas e 20 professores.

Dentro do padrão de máxima excelência que a proteção ao cidadão exige, os formandos também receberam habilitação de Porte de Armas Institucional credenciado pelo Departamento de Polícia Federal e Certificação Internacional de Capacitação do Programa STOP THE BLEED do Departamento de Defesa Americano (DOD) e da American College of Surgeons, ambos homologados nos Estados Unidos.

Para valorizar ainda mais o trabalho de proteção à sociedade da corporação, em 2023 foi criado o Plano de Carreira aos oficiais que estabelece progressão vertical aos GCMs, partindo do cargo inicial de GCM de 3ª classe e podendo alcançar o grau de Inspetor.

A cerimônia, realizada no Auditório Municipal “Alcides Rossi”, contou com a presença do chefe do Executivo, representantes do Parlamento Federal e do Legislativo local, do Secretário Municipal de Segurança Pública, autoridades das Forças de Segurança do município, representantes de Guardas Civis Municipais da região, além de convidados e familiares dos formandos.

Em uma entrada triunfal, os 50 formandos entraram em tropa no interior do auditório, entoando canções, sendo recebidos por uma calorosa salva de palmas dos convidados e autoridades.

Após a apresentação da tropa ao chefe do Executivo, a Banda Municipal “Maestro Edil Lisboa” executou os hinos nacional, de Itapetininga e do Guarda Municipal de Itapetininga, apresentado ao público pela primeira vez, com composição e letra da formanda GCM 3ª classe, Camila Vieira e de Cléber Polido, oficial do Exército Brasileiro.

Um vídeo apresentado durante a solenidade em homenagem aos formandos mostrando a trajetória e dedicação na formação dos novos GCMs emocionou familiares e convidados.

Na sequência, após as palavras do orador da turma, os padrinhos entregaram as tarjetas aos, agora, 50 novos Guardas Civis Municipais de Itapetininga que oficializaram sua formação após o juramento, sob as bênçãos do Padre Luiz Fernando, da Paróquia Bom Pastor.

Os avanços da GCM em Itapetininga

Nos últimos oito anos, com o aparelhamento da Guarda Civil Municipal de Itapetininga, o efetivo da GCM aumentou em 400%.

Em 2017, a Guarda Civil Municipal de Itapetininga passou por uma verdadeira reestruturação. Naquele ano, a corporação contava somente com 20 GCMs.

Reafirmando o compromisso em reforçar a segurança pública municipal, em 2017, 30 novos GCMs foram incorporados ao efetivo por meio de Concurso Público. Em 2019 foi instituída no município a Secretaria de Segurança Pública, até então, inexistente.

Equipar a corporação e garantir melhores condições de trabalho para a GCM afim de oferecer ainda mais segurança à população de Itapetininga também foi prioridade.

Além de uma sede própria para o grupamento, foram adquiridos novos veículos, armamentos, equipamentos de proteção pessoal aos agentes de segurança. Paralelamente, bases descentralizadas da GCM foram montadas no Complexo Esportivo Municipal João Gomes Trindade Filho “Coca”, anexo ao Ginásio de Esportes Ayrton Senna, na vila Barth, e no Parque Ecológico “Regina Freire”, na Chapadinha, onde também está localizada a sede do Grupamento de Operações Especiais com Cães, mais conhecido como Canil da Guarda Municipal, importante apoio no combate à criminalidade instituído oficialmente em 2019.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem